A Husqvarna preconiza um futuro mais verde para as cidades.
A apresentação de uma nova funcionalidade de Alerta de Biodiversidade
HUGSI significa Husqvarna Urban Green Space Index, uma iniciativa de inovação digital desenvolvida pela Husqvarna, há 5 anos. O objetivo é ajudar a salvaguardar e melhorar a manutenção dos espaços verdes nas áreas urbanas. Ao aplicar técnicas de visão computacional e aprendizagem profunda em imagens de satélite, o HUGSI revela insights sobre o tamanho, proporção, distribuição e saúde dos espaços verdes em áreas urbanas nas cidades selecionadas em todo o mundo. Com uma quantificação objetiva e recorrente dos espaços verdes urbanos, as cidades podem acompanhar o seu desenvolvimento e fazer comparações com congéneres ao nível global. Hoje são 279 cidades de 61 países e este número evolui a cada ano.
A nova funcionalidade de Alerta de Biodiversidade permite que as cidades identifiquem as áreas a proteger e a desenvolver ainda mais para aumentar a biodiversidade urbana. As cidades podem também utilizar a ferramenta para identificar ligações vitais entre estas áreas de modo a permitir a migração das espécies. A informação e os mapas fornecidos ajudam as cidades a compreender onde podem ser formadas novas ligações e, através disso, ajudam a concentrar os seus esforços na ecologização dos locais onde podem ser alcançados os valores mais elevados de biodiversidade.
“Utilizando a análise de IA de imagens de satélite, poderemos avaliar o potencial de biodiversidade e a conetividade nas cidades globais a um nível macro. Tudo isto estará disponível no nosso serviço de monitorização de espaços verdes urbanos chamado HUGSI.green” afirma Erik Swan, Diretor de Exploração de Negócios Digitais da Husqvarna.
Colmatar a Lacuna da Biodiversidade
Para compreender a biodiversidade nas cidades, é necessário avaliar a quantidade e a qualidade dos espaços verdes, bem como o grau de ligação entre as diferentes áreas.
Como regra geral, as áreas verdes maiores são melhores para a biodiversidade do que as áreas mais pequenas, o que significa que uma diminuição da área diminuirá a biodiversidade.
As áreas com uma qualidade de espaços verdes próxima da das áreas naturais (principalmente com espécies autóctones e ecossistemas naturais) acolherão mais espécies do que as alteradas pelo homem.
Uma maior ligação, com menos barreiras, apoiará a biodiversidade, criando um maior espaço de vida interligado para várias espécies.
Novos indicadores-chave de desempenho de Biodiversidade Urbana adicionados ao HUGSI.green
Pontuação do potencial da natureza – o nível de presença da natureza na cidade.
Pontuação de ligação da natureza – o nível em que as áreas naturais estão ligadas entre si. Pontuação do indicador de biodiversidade – uma pontuação combinada de potencial natural e de ligação natural.
Saiba mais sobre o HUGSI.green em https://www.hugsi.green
Contacto para obter mais informações Erik Swan erik.swan@husqvarnagroup.com