As cidades estão a tornar-se mais verdes? Comparativamente com dados de 2019 a resposta é não, houve aliás um ligeiro decréscimo um dado que deverá ser analisado pelas municipalidades e entidades públicas. Neste momento são 177 cidades num total de 60 países presentes nesta ferramenta.
A nova meta é 41% para a percentagem de espaços verdes, com as 22 novas cidades dos Países Baixos a aumentarem este valor consideravelmente.
O primeiro Index apresentado em 2019 tinha dados já de 2016, o que permite ter agora dados com 5 anos que para análise dos espaços verdes e iniciativas é importante. 1.8 biliões de m2 foi o crescimento dos espaços verdes nestes 5 anos, no global das cidades no Index.
O prémio Global Green Model City 2021 foi para Charlotte, na Carolina Norte, pelo segundo ano consecutivo.
Lisboa subiu 26 posições em relação ao ano anterior, sendo referenciada no TOP 5 de cidades que subiram mais este ano.
Novo sistema de classificação foi adicionado ao Index de forma a facilitar e clarificar a avaliação de cada cidade. E novas recomendações foram também adicionadas à classificação de cada cidade.
Foi anunciada a nova colaboração com a PlanIt Geo, empresa Norte Americana, de software de mapeamento de espaços verdes.
Para consultar esta ferramenta visite www.hugsi.green.