A cidade finlandesa de Lahti encomendou cinco apartamentos com vista para o lago
A autoria é do designer premiado internacionalmente Tapio Anttila. O que torna a comissão especial é o facto de os apartamentos serem do tamanho de uma caixa de sapatos e os inquilinos serem insetos. Lahti espera que os apartamentos inspirem jardineiros domésticos a atrair polinizadores aos seus próprios quintais.
A cidade de Lahti, na Finlândia, começou a sua campanha “Sem polinizadores, não podemos sobreviver” distribuindo pacotes de sementes de plantas de prado e placas de jardim “Eu polinizo aqui” aos cidadãos. Agora, a cidade instalou apartamentos para polinizadores cujos locais de nidificação diminuíram enormemente.
Os apartamentos polinizadores foram projetados pelo aclamado arquiteto de interiores e designer de móveis Tapio Anttila. Cinco apartamentos de design exclusivo foram colocados no pitoresco Parque Mukkula Manor de Lahti. A cidade de Lahti espera que os apartamentos inspirem os jardineiros domésticos a fazer a sua parte pelos polinizadores.
“Estes apartamentos de design são exemplos elegantes de design funcional, mas natural. Em larga escala, no entanto, o nosso ambiente é muito limpo hoje”, afirma Hanna Mattila, gerente de projeto. “Precisamos de Vida positiva para a natureza” na cidade de Lahti, e continua: “Precisamos que os quintais tenham todos os tipos de cantos e recantos para insetos e polinizadores viverem. Os troncos de árvores são locais de nidificação fantásticos para polinizadores e insetos! Se, por exemplo, cortar uma árvore no seu quintal, deve deixar o tronco ou até mesmo uma pilha de galhos para eles”, sugere Mattila.
Funcionalismo e vanguarda na perspetiva do sapo
Quando Tapio Anttila foi convidado pela cidade de Lahti a criar apartamentos de design para polinizadores, ele não pôde deixar de sorrir. Anttila, conhecido como arquiteto de interiores e designer de móveis, recebeu inúmeros prémios como o Kaj Franck Design Prize em 2018, vários Good Design Awards e o Top Designer Award em 2017. Projetou itens para muitos grupos demográficos, incluindo animais de estimação, mas os insetos foi uma experiência completamente nova. O projeto durou pouco mais de um mês e provou ser extremamente gratificante.
“Sempre fui uma pessoa que simplesmente se apressa para as coisas se ficar entusiasmado. Consegui realmente me soltar-me com este projeto. Foi uma espécie de terapia.”
Anttila explica que geralmente inicia projetos criando e passa rapidamente para a modelagem 3D, mas este projeto especial foi executado como uma oficina, que lembra as jam sessions dos músicos. Há muito pouca preparação e o processo passa pela sensação com os materiais na vanguarda.
O design naturalista dos apartamentos combina materiais ásperos como casca de árvore com diferentes tendências arquitetónicas. Anttila diz que cada apartamento se inspira em diferentes fontes, como o “Ninho para polinizadores que são fãs do funcionalismo” e o “Moradia para criaturas apreciadoras da vanguarda”, inspirado em Le Corbusier.
Além do processo e dos materiais, Anttila diz que a colocação dos apartamentos proporcionou um desafio adicional. Mesmo que os apartamentos sejam feitos para polinizadores, os humanos ainda precisavam de serem considerados: “O ângulo de visão de um objeto é extremamente importante. Olhamos para uma cadeira de cima, mas esses apartamentos devem ficar bem quando vistos de baixo, da perspetiva do sapo”
A oferta de pacotes de sementes de prado deu o pontapé inicial no projeto “Sem polinizadores não podemos sobreviver” da cidade de Lahti no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Dos 10 000 pacotes de sementes produzidos, metade já foi distribuída aos residentes em Lahti. A cidade continuou a campanha produzindo 100 placas de “Eu polinizo aqui“, que foram distribuídas em meia hora no dia 18 de junho.
Além de apartamentos, sinalética de quintal e pacotes de sementes, a cidade de Lahti instalará iluminação exterior favorável aos polinizadores e organizará uma “Noite dos Polinizadores” para incentivar os cidadãos a desligarem a sua iluminação exterior desnecessária.
https://www.lahti.fi/en/