Muitas das ervas espontâneas têm valor estético, encontrando-se um pouco por todo o lado, nas caleiras de árvores, nas bermas, jardins, entre outros. Em várias cidades da Europa já são assumidas como parte do espaço público.
Esta exposição resulta num desafio proposto pela Quercus aos Urban Sketchers Portugal (associação que promove o desenho em cadernos ou diários gráficos), no sentido de desenhar as ervas espontâneas em ambiente urbano.
Ação teórica/prática onde serão apresentados conceitos básicos de botânica, métodos de propagação, substratos e manutenção.
Local: Viveiros Municipais, Rua do Parque, Ponte do Rol (estrada Fonte Grada)
Nesta tarde os interessados poderão fazer uma visita guiada aos viveiros, levar uma planta e, simultaneamente, participar nos ateliês lúdicos preparados para as crianças subordinados ao tema “A Floresta”.
Local: Viveiros Municipais de Torres Vedras
Destinatários: Famílias
A Quercus, a Associação de Marchas e Passeios do concelho de Torres Vedras e a Câmara Municipal prepararam um evento muito especial integrado no evento internacional – Semana Europeia sem Pesticidas – e nos PASSEIOS DA TERRA, em descoberta das ervas espontâneas e para um olhar atento sobre a paisagem urbana livre de herbicidas.
Alexandra Azevedo, voluntária da Quercus e autora de guias práticos fala-nos sobre ervas e frutos silvestres comestíveis, guiando-nos na identificação de ervas selvagens que são vida e que crescem um pouco por todo o lado, património natural que precisa de ser mais reconhecido e valorizado.
No dia 25 de março venha descobrir os manjares que se “escondem” na cidade de Torres Vedras!
Deixe às próximas gerações um ambiente limpo sem herbicidas, elas irão agradecer!
Observações: Aconselha-se vestuário, calçado confortável, água e reforço alimentar.