A Comissão Europeia escolheu a cidade de Valência e Cagliari em Itália como finalistas a serem Capital Verde 2024.
Este prémio reconhece e premeia os esforços dos municípios para melhorar o meio ambiente e, portanto, a economia e a qualidade de vida nas cidades.
A 27 de Outubro Valência vai apresentar o seu projeto de ecologia urbana perante o júri reunido no Município francês de Grenoble, atual Capital Verde da Europa.
A capital de Turia conseguiu chegar à final na primeira vez que opta por se candidatar a este reconhecimento.
O prefeito de Valência, Joan Ribó, destaca que a cidade se está a consolidar como:
“Referência europeia mediterrânea para políticas sustentáveis. Em poucos anos, conseguimos mudar a imagem da cidade que agora apresenta parâmetros de inovação e sustentabilidade”, acrescenta.
O conselheiro de Ecologia Urbana, Sergi Campillo, defende que: “ser finalista da Capital Verde Europeia 2024 é um reconhecimento muito importante por todo esforço feito pelo pessoal técnico da Câmara Municipal de Valência para preparar a candidatura, bem como o nosso compromisso político”.
A Iberflora vai comemorar esta decisão da Comissão Europeia, dado que a cidade que acolhe uma das maiores feiras do sector verde vai ter a atenção dos profissionais de jardinagem e
infraestrutura verde.
Todos os anos a Iberflora é o palco de temas sobre a gestão da infraestrutura verde onde acontecem troca de experiências, conhecimento e discussões.
É por isso que esta notícia será certamente um dos temas comentada pelos profissionais durante o certame que terá extenso programa de conferências sobre sustentabilidade e paisagismo.